Solução de problemas "A conexão com os serviços em nuvem não pôde ser estabelecida"
Os serviços em nuvem da Bitdefender analisam constantemente ameaças em circulação e informações de inteligência de ameaças da rede
global de endpoints protegidos da Bitdefender, para responder imediatamente às ameaças emergentes.
Os módulos de Antimalware, Antiphishing e Controle de Conteúdo verificam com os serviços em nuvem da Bitdefender para proteger contra
as ameaças mais recentes e ataques de phishing, categorizar websites e eliminar rapidamente falsos positivos.
Em algumas situações, o agente da Bitdefender instalado no endpoint pode indicar o seguinte problema de segurança: "A conexão com os serviços
em nuvem não pôde ser estabelecida. Você não está totalmente protegido. Por favor, entre em contato com o administrador do sistema."
Causas possíveis:
As portas 443 e 80, necessárias para a comunicação com os serviços em nuvem da Bitdefender, estão fechadas.
Um firewall de rede está bloqueando a conexão com os serviços em nuvem da Bitdefender em: nimbus.bitdefender.net.
Esse problema também pode ocorrer para qualquer um dos seguintes hosts:
mclb-gcp.nimbus.bitdefender.net
eu.nimbus.bitdefender.net
us.nimbus.bitdefender.net
elb-fra-gcp.nimbus.bitdefender.net
elb-lon-gcp.nimbus.bitdefender.net
elb-nvi-gcp.nimbus.bitdefender.net
elb-ore-gcp.nimbus.bitdefender.net
elb-iow-gcp.nimbus.bitdefender.net
elb-tky-gcp.nimbus.bitdefender.net
O proxy utilizado está mal configurado na política ou tem outros problemas.
O certificado thawte_Primary_Root_CA está ausente no endpoint.
O relay não está configurado como proxy na política, para se comunicar com os serviços em nuvem da Bitdefender (para ambientes offline).
O endpoint não tem acesso à internet.
Para resolver isso, primeiro você deve verificar se as portas 443 e 80 estão abertas:
Certifique-se de que o telnet está instalado no seu computador.
Abra o Prompt de Comando.
Execute os seguintes comandos:
telnet nimbus.bitdefender.net 443
telnet nimbus.bitdefender.net 80
Se a conexão for bem-sucedida, a janela do comando ficará em branco. Caso contrário, certifique-se de que nenhum firewall ou solução de filtragem
de conteúdo está bloqueando o acesso, o endpoint tem uma conexão ativa com a internet e a comunicação por proxy está funcional e configurada na
política aplicada.
Você também deve verificar se o certificado thawte_Primary_Root_CA está presente no endpoint:
Pressione a tecla com o logotipo do Windows.
Digite
certmgr.msc
e pressione Enter.Em "Certificados - Usuário Atual", clique em "Autoridades de Certificação Raiz Confiáveis".
Clique em "Certificados" e procure pelo certificado thawte_Primary_Root_CA.
Se o certificado estiver ausente, consulte este artigo da Microsoft.
Para mais informações sobre as portas de comunicação do Bitdefender GravityZone, consulte as portas de comunicação do GravityZone (nuvem).
Se o problema persistir, você pode coletar logs avançados de conectividade dos serviços em nuvem e enviá-los para a equipe de Suporte Empresarial
da Bitdefender. Para mais informações sobre como coletar logs avançados, consulte a seção de Depuração da página de visualização de detalhes do endpoint.